SaudePratica

Sifilis

Que é sifilis ?

Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST). A sifilis e causada pela bactéria Treponema pallidum.

Quais os tipos de sifilis

A sifilis se apresenta em tres fases distintas, classificadas de acordo com seu estagio de infecção, a saber :
-- sifilis primaria
-- sifilis secundaria
-- sifilis terciaria

Sífilis primária ocorre assim que a pessoa e infectada pela bactéria Treponema pallidum. Três a quatro dias após o contágio, aparecem feridas indolores (cancros) no local da infecção, (região genital, anus ou boca ou garganta). Não se observam mais sintomas e a sifilis pode passar desapercebida, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas da sifilis desaparecem em cerca de até 10 dias, mesmo sem tratamento. A bactéria torna-se dormente (inativa) no organismo nesse estágio. Esse é um dos grandes perigos da sifilis, como veremos. Aqui a sifilis pode se tornar "Sífilis latente" ou "Sífilis congênita".
Sífilis latente é o período correspondente ao estágio inativo da sífilis, periodo em que não há sintomas. Esse estágio pode perdurar por muito tempo sem que a pessoa sinta nada. A sifilis pode nunca mais se manifestar no organismo, mas tambem pode ser que ela se desenvolva.
Sífilis congenita é a sifilis transmitida pela mãe ao filho, seja durante a gravidez, por meio da placenta, seja na hora do parto. Os bebes que nascem infectados não apresentam qualquer sintoma da sifilis. Porem, alguns bebes podem apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Com o crescimento, a criança pode apresentar sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.

Sífilis secundária ocorre de duas a oito semanas após as primeiras feridas se formarem. Cerca de 33% das pessoas que não tratam a sífilis primária desenvolvem o segundo estágio. Aqui, a pessoa pode apresentar vermelhidão pelo corpo (exantema), coceira, aparecimento de íngua (gânglios inchados) nas axilas e pescoço, dores musculares, febre, dor de garganta e dificuldade para engolir. Esses sintomas geralmente somem sem tratamento após umas duas semanas. Novamente a bactéria fica inativa no organismo. Nesta fase o vírus ainda é transmissível ao se ter contato com a região da infecção.

Sífilis terciária é fase da doença mais difícil de ser detectada. Seus sintomas agora estão espalhados pelo corpo e estão em grandes vasos sanguineos (como a aorta), cérebro, olhos, coração, juntas e até mesmo dentro do sistema nervoso. Então a sifilis causa dor de cabeça, epilepsia, e tem diagnóstico um pouco mais complicado

Transmissão da sifilis

A sífilis é transmitida via contato sexual ou na gestação, de mãe para bebe. No ato sexual, a bacteria "Treponema pallidum" entra no humano por meio de pequenos cortes na pele ou por membranas mucosas. Raramente, a doença pode ser transmitida pelo beijo.
A sífilis é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente.

Fatores de risco da sifilis

--Manter relações sexuais desprotegidas.
--Manter relações sexuais com multiplas pessoas
--Manter relações sexuais estando infectado com o vírus do HIV

Sintomas da sifilis

Como vimos acima, a sifilis possui sintomas diferentes em cada uma de suas fases e para salientar, destacamos que os sintomas podem ou não seguir essa ordem, pois as fases da sifilis podem se sobrepor:

Os sintomas da sifilis primaria sao:
formação de feridas indolores (cancros) no local da infecção. Nem sempre é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas desaparecem em cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem tratamento.

Os sintomas da sifilis secundaria sao:
Vermelhidão da pele (exantema), que pode se estender até para as mãos, aparecimento de gânglios inchados nas axilas e pescoço, dores musculares, febre, dor de garganta, dificuldade para engolir, aumento do fígado e baço, meningite, AVC, demência, perda de coordenação, formigamento, cegueira ou problemas de visão e problemas cardiovasculares.

Os sintomas da sifilis tercearia sao:
Os sintomas variam muito, mas sempre a bactéria "Treponema pallidum" estará atacando regioes do corpo humano como os grandes vasos sanguineos, cerebro, olhos, coração, sistema nervoso e as juntas esqueleticas.

Os sintomas da sifilis latente sao:
neste estagio não ha sintomas.

Os sintomas da sifilis congenita sao:
Muitos bebes infectados não apresentam sintomas.Porem alguns bebes podem apresentar erupções na pele, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. A sifilis evolui para sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.

Como curar a sifilis

Busque ajuda medica se voce se relacionou sexualmente com algum portador de sifilis ou HIV. Antes de visitar o medico especialista anote todos os sintomas e/ou duvidas. Atualmente existe teste especifico que oferece diagnostico claro sobre a sifilis. Seja responsavel com sua saude e com a saude publica. do HIV

Esta pagina pode ser util a outras pessoas.
Divulgue para seus amigos e em suas redes sociais:
http://SaudePratica.net/sifilis.html

saber +

Voltar a pagina inicial