SaudePratica .net

Tratar picada de insetos

Estamos vivendo no Brasil um periodo de grande avanço na população de insetos e animais peçonhentos. Consequentemente aumentam os acidentes com seres humanos sendo picados. Infelizmente todos esses acidentes trazem consequencias nefastas, causando dores, alergias, reações cutaneas diversas e até envenenamento. Todos esses acidentes requerem tratamento medico e na maioria das vezes urgente. Se voce ou alguem do seu conhecimento recebeu uma picada de inseto, procure urgentemente o serviço medico de zoonose.

QUE FAZER

Uma situação tipica em acidentes dessa natureza é o paciente sentir que foi picado mas não saber o que o picou. Visando iniciar uma facilitação no entendimento dessa questão muitas vezes crucial a vida, apresentamos a seguir alguns dos mais frequentes acidentes . Lembramos que não é possivel fazermos um rol completo. Este tem a finalidade somente de iniciar uma conversa com o medico. Ideal sempre em acidentes dessa natureza é voce identificar o inseto ou animal peçonhento, se possivel mata-lo e leva-lo na consulta medica para a pronta identificação e inicio mais rapido do tratamento acertivo.

ABELHA

Geralmente a picada de abelha é muito dolorosa. Se for de abelha africana será ainda mais dolorosa. Voce deve remover o ferrão e aplicar gelo e pomadas para aliviar ardencia. Jamais aperte a area afetada.

ABELHA AMARELA OU VESPA

Abelha amarela ou vespa amarela oferece uma dor intensa e inflamação. Remova o ferrão e aplique gelo por 20 minutos para aliviar a inflamação.

ARANHA ARMADEIRA

Aranhas são insetos muito venenosos. Algumas aranhas são sonsideradas como dos insetos mais venenosos do mundo. Uma picada pode ser fatal. Voce precisa imediatamente de soro anti-ofidico. Procure imediatamente um medico especialista. Se possivel leve a aranha pra rapida identificação.

BED-BUG

Os bed bugs são comuns e hoteis de beira de estrada e em poroes de navios. Os bed bugs causam reações alérgicas severas em todo o corpo. O tratamento se faz com anti-inflamatórios.

BICHO DE PÉ

Bicho de pe é invisivel a olho nu. O nome sugere ser um inseto que ataca somente os pes. Ledo engano, ele ataca a pele em todo o corpo. Causa irritação na pelel, mas não é muito agressivo porem, desagradavel. Melhor é a prevenção. Mantenha-se afastado de terrenos baldios ou use repelente para insetos. Em caso de picadas, passe alcool e aguarde a melhora.

CARRAPATO

Assim como o bicho do pe, o carrapato geralmente é transferido ao homem pelo mato ou por animais que estiveram em contato com mato. O carrapato mais perigoso é o que esteve em contato com capivaras pois este transmite a "febre maculosa" cujos sintomas são dor de cabeça, dores abdominais, vômito e dor e que pode matar. Outros carrapatos causam irritação e até alergias na pele mas nada mais grave. Se voce for picado, procure imediatamente ummedico especialista e relate todos os sintomas. Caso esteja em regiao de dificil acesso, aplique atibiotico na regiao picada e atente-se para a evolução dos sintomas que só um medico pode tratar.

COBRA

Esxiste uma infinidade de cobras e a picada da maioria delas pode ser fatal. Causa muita dor. Procure imediatamente um medico e se possivel leve a cobra.

O que fazer em caso de picada de cobra
1-- Lavar o local da picada com água e sabão ou soro fisiológico.
2-- A pessoa picada deve ficar deitada e o mais calma possível. A intenção aqui é impedir que o sangue se espalha rápido, atrasando também que o efeito do veneno em outras partes do corpo.
3-- Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.
4-- Procure atendimento médico o mais rápido possível. Somente médicos podem prescrever o soro adequado.
5-- Se possível, leve a cobra (viva ou morta) para ajudar o médico na identificação do soro correto a ser aplicado, já que cada cobra precisa de um soro diferente. Se não for possível filme ou fotografe o animal.

O que não fazer se levar uma picada de cobra
1-- Não faça sucção do veneno. Isso é mito.
2-- Não faça torniquete ou garrote.
3-- Não corte o local da picada.

ESCORPIAO

Na maioria das vezes a picada do escorpiao apresenta poucos sintomas tais como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada. Porem, ha casos que podem ser muito graves. Estes apresentam risco de morte e causam sintomas generalizados, como:
-- enjoo
-- vômitos
-- dor de cabeça
-- espasmos musculares
-- queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Para alguem picado pelo escorpião, faça imediatamente as açoes
-- Lavar o local da picada com água e sabão;
-- Manter o local da picada voltado para cima;
-- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
-- Beber bastante água;
-- quanto menos movimento o paciente fizer, melhor pois diminuem as condiçoes para o espalhamento do veneno
-- Chamar imediatamente o SAMU 192 ou levar urgente a um pronto-socorro

FORMIGA

Existem varias especies de formigas. Algumas possuem veneno mas nada tão grave. A gravidade depende da quantidade de picadas e das condiões de saude da pessoa picada. Geralmente causam:
-- coceira
-- inchaço
-- vermelhidão na pele
-- bolha
-- reação alergica

Começa a ficar grave quando aparece uma mancha vermelha, inchaço, dor. bolha e reações alergicas. A primeira coisa a fazer é livrar-se das formigas, pois geralmente são muitas e estão em varias partes do corpo. Se necessario, tire as roupas, saia imediatamente do local e remova as formigas. Caso voce temha reações alergicas, procure imediatamente um medico.

Para saber se voce esta desenvolvendo uma reação alergica, verifique:
-- Inchaços, coceiras e bolhas em áreas diferentes das que você foi picado.
-- Náusea, vômitos ou diarreia.
-- Sensação de aperto no peito
-- dificuldades respiratórias.
-- Inchaços na garganta,
-- inchaço na língua
-- inchaço nos lábios.
-- Dificuldade de engolir.
-- Choque anafilático ( tonturas, desmaios, cardíacos )

LOXOCELES

Loxoceles é um tipo de aranha. essa picada é muito discreta. Portanto a maioria das picadas desta aranha passa despercebida. Porem, algumas picadas da loxoceles ocasionam dor e sensação de pontadas localizada. No local picado aparece uma bolha branca. Isso pode evoluir para danos na pele. Deve ser consultado um medico.

MOSCA DA AREIA

As picadas da mosca da areia apresentam os mesmos sintomas das picadas do mosquito:
-- inchaço
-- coceira

Mas podem evoluir para situações graves como inflamações e alergias. Nesses casos procure um medico.

Se voce vai para areas onde existe mosca da areia, use repelentes. Essa é a melhor forma de evitar a picada.

MOSQUITO

Normalmente se da puca importancia ao mosquito porem ele é o inseto que mais mata seres humanos no mundo. Existem varia especies de mosquito( prenilongo, muriçoca, carapanâ, etc) mas todas devem ser prontamente evitadas. Como exemplo temos o Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya, malaria, febre amarela, etc.

Os mosquitos são mais ativos pela manha, no final de tarde e alguns tipos a noite. Interessante é que os mosquitos são muito atraidos por pessoas que possuem em seu suor mais dioxido de carbono, sangue tipo "O", obesos e gravidas.

Muito importante prevenir a picada com o uso de repelentes. Caso voce tenha sido picado, obsedrve-se pois na maioria das vezes existe apenas um pequeno incomodo por um ou dois dias. Porem, se voce apresentar qualquer incomodo maior que uma pequena coceira local, procure um medico.

PIOLHO

Piolho é um inseto que gosta de se alojar nos cabelos. Ele se alimenta do sangue do couro cabeludo. encontrados em qualquer farmacia

PULGA

As pulgas geralmente se alojam nos pelos dos animais domésticos ou em roupas mal lavadas ou lavadas com baixa frequencia.

Para prevenir-se sobre as pulgas, faça:
--lave adequadamente seus animasis domesticos
--lave adequadamente suas roupas
--lave adequadamente lençois, fronhas, colchas, edredons, etc Sua picada geralmente não causa grandes danos, apenas incomodos. Porem se voce for picado por pulgas e o incomodo for grande, faça:
--tente não coçar
--aplique gelo e creme anestésico

CONCLUINDO

Picadas de insetos e animais peçonhentos são extremamente prejudiciais a saude chegando muitas das vezes a ser fatal. É preciso muita atenção a prevenção. Torne seu habito e incentive seus vizinhos, amigos, etc a praticarem constantemente:
--manter a casa limpa
--manter limpa suas roupas
--manter limpos e secos seus quintais
--manter limpas e secas as praças publicas
--manter limpos e secos os terrenos baldios
--combater o surgimento de baratas
--manter seus lixos acomodados em recipientes fechados antes da coleta.
--manter limpos seus animais
--galinhas e lagartixas são predadores naturais de insetos e animais peçonhentos.

Esta pagina pode ser util a outras pessoas.
Divulgue para seus amigos e em suas redes sociais:

http://SaudePratica.net/tratar-picada-de-insetos.html

saber +

Voltar a pagina inicial