SaudePratica


Mulheres vivem mais

Mulheres vivem mais que homens?

Está constatado que no reino animal, tanto humanos quanto não humanos, as femeas vivem mais que os machos. Somente os passaros fogem dessa regra.

Aas mulheres vivem mais do que os homens em todos os paises do mundo, independente da expectativa de vida que é peculiar a cada nação.

Dados da OMS(organização mundial da saude) de 04-2019 informam que as mulheres vivem pelo menos 1,4 anos a mais que os homens. Informa ainda que em paises de baixa renda as pessoas vivem em media 18 anos menos que em paises ricos. A media geral é mulheres vivendo 3 anos a mais que os homens.

No Brasil, dados do IBGE mostram a diferença por regiao mas a nossa media em 2019 esta em cerca de 7 anos. Para homens 72.8 anos e para as mulheres 79,9 anos.

Um grupo de pesquisadores debruçou-se sobre esssa realidade mundial buscando elementos cientificos que a corrobore. O resultado foi puplicado em 04-03-2020 na revista cientifica BIOLOGY LETTERS. O resumo palatavel dessa pesquisa, de forma bem simples e objetiva, o site www.SaudePratica.net passa para voces entenderem melhor o tema.

Por que as mulheres vivem mais?

Saberemos agora porque as mulheres vivem mais:

-- Os machos tem um par de cromossomos XY.
As femeas tem um par de cromossomos XX.
Portanto duas copias do mesmo cromossomo. A segunda copia oferece um efeito protetor proporcionando uma vida util mais prolongada em cerca de 17% para as femeas. Obviamente esse numero varia conforme condições geograficas, economicas, socio culturais, etc

-- As mulheres cuidam melhor de sua saude. Visitam mais o medico e seguem mais a risca suas recomendações.

-- Os homens estão mais expostos a doenças geneticas que afetam a expectativa de vida.

-- fatores culturais e idiossincraticos expoe os homens mais ao risco nas atividades diarias como direção mais arrojada, etc.

-- fatores culturais e idiossincraticos incutem nos homens habitos mais nocivos como beber e fumar mais que as mulheres. Esses habitos vem se invertendo mas estatisticamente, a nivel mundial, ainda pesa contra os homens.

-- As mulheres cuidam melhor de sua alimentação.

Reflexao sobre a longevidade.

Esse estudo deixa bem claro os fatores geneticos. Esses por enquanto não se pode mudar.

Deixa tambem exposta a realidade idiossincratica e essa se pode mudar. Portanto cabe agora aos homens cuidarem mais da saude e colocarem ponderação em seus atos e habitos diarios.



Esta pagina pode ser util a muitas pessoas.
Divulgue para seus amigos e em suas redes sociais:
http://SaudePratica.net/mulheres-vivem-mais.html

saber +

Voltar a pagina inicial