SaudePratica

Efeitos do fumo
no organismo humano

Os efeitos do fumo no organismo humano são tão perniciosos que o tabagismo é reconhecido como doença cronica tanto pela OMS quanto por todos os organismos de saude ao redor do mundo.

A doença é causada pela dependência à nicotina presente nos produtos do fumo. Conforme a "Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)".

Os efeitos do fumo no organismo humano integram o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa.

Os efeitos do fumo no organismo humano constituem a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde aponta que Os efeitos do fumo no organismo humano são os responsaveis por mortes de mais de 8 milhões de pessoas por ano.

Cerca de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto do fumo, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos a fumaça do cigarro.

Estatisticas da OMS afirmam que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda. Nesses o peso das doenças e mortes relacionadas ao fumo é maior.

O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum). Suas folhas são utilizadas na confecção de variosprodutos, tais como: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar e outros.

Todos eles têm como princípio ativo a nicotina. NIcotina causa dependencia.

No Brasil, a Resolução da Diretoria Colegiada n.º 46 de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

Os efeitos do fumo no organismo humano constituem fator de risco para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer:
-- leucemia mielóide aguda;
-- câncer de bexiga;
-- câncer de pâncreas;
-- câncer de fígado;
-- câncer do colo do útero;
-- câncer de esôfago;
-- câncer de rim e ureter;
-- câncer de laringe (cordas vocais);
-- câncer na cavidade oral (boca);
-- câncer de faringe (pescoço);
-- câncer de estômago;
-- câncer de cólon e reto;
-- câncer de traquéia;
-- câncer de brônquios;
-- câncer de pulmão.
-- câncer de cabeça,
-- câncer de pescoço,
-- câncer de esôfago
-- câncer de pâncreas,
-- muitas patologias buco-dentais.

Os efeitos do fumo no organismo humano tambem estão associados às doenças crônicas não transmissíveis. O ato de fumar é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como:
-- tuberculose,
-- infecções respiratórias,
-- úlcera gastrintestinal,
-- impotência sexual,
-- infertilidade em mulheres e homens,
-- osteoporose,
-- catarata,
-- grande complicações em caso de covi-19
-- e muitas outras.

Os efeitos do fumo no organismo humano causam no Brasil prejuizo de 57 bilhoes de rais por dia devido a despesas medicas e perda de produtividade. Cerca de 157.000 mortes anuais poderiam ser evitadas. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Conheca o Tratamento do tabagismo no SUS, Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco.

Conheça tambem a assistente virtual que te ajuda a parar de fumar da sociedade brasileira de cardiologia. clique aqui

A conclusão obvia é:
NÃO FUMAR É UM ATO DE INTELIGENCIA !


Esta pagina ajuda na saude de toda a sociedade
Divulgue-a !

http://saudepratica.net/efeitos-do-fumo-no-organismo-humano.html

saber mais

Voltar a pagina inicial