SaudePratica

Chicungunha

Definição da chicungunha

Chicungunha ou catolotolo é uma doença viral transmitida tambem pelo mosquito "Aedes Egypti". Apresenta basicamente os mesmos sintomas da dengue porem com maior intensidade. Chicungunha é um aportuguesamento de chikungunya.

O termo provém da raíz verbal kungunyala, e significa "tornar-se dobrado ou contorcido", em referência à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, características da doença.

Periodo de Incubação da Chicungunha

O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

Forma de transmissão da Chicungunha

A transmissão do vírus da chicungunha (CHIKV) é feita através da picada de insetos do gênero Aedes, principalmente pelo Aedes aegypti. Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto.

Sintomas da Chicungunha

Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

Diferença de sintomas entre chicungunha e dengue

É interessante ressaltar que, diferentemente da dengue, por exemplo, doença viral transmitida pelos mesmo vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. "Há casos de pacientes que não conseguem escrever". O diagnóstico diferencial com a febre hemorrágica da dengue é extremamente importante, razão pela qual, ao aparecimento dos sintomas é fundamental buscar socorro médico.

Tratamento da Chicungunha

Como toda doença viral, é importante tomar muita agua, se necessario soro e ouvir a recomendação medica.

Prevenção da Chicungunha

A prevenção da Chicungunha se da em dois níveis:

* individualmente: usar mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, e repelentes.

* coletivamente: drenagem de aguas paradas ou qualquer area que possa servir de criadouro de mosquitos, realizar obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho dos humanos, uso racional da terra.

Saiba AGORA como combater, de forma natural, o mosquito aedis aegypt

Veja agora se voce tem chicungunha

saber +

Consulte sempre e indique aos amigos:
http://www.SaudePratica.net/chicungunha.html

voltar a pagina inicial